Hoje vou falar sobre uma dúvida que parece simples, mas que é muito comum: “Com qual idade devo levar meu filho(a) ao Ortodontista?”
Bem, nada é mais frustrante do que ver um adolescente ou adulto com alguma condição que poderia ter sido evitada caso os responsáveis tivessem sido bem orientados. Infelizmente, ainda permanece a crença de que só se inicia qualquer tipo de tratamento apenas quando todos os dentes-de-leite tiverem caído.
A Ortodontia Preventiva e Interceptativa visa criar condições para que a criança tenha seu desenvolvimento normalizado e que futuros problemas sejam eliminados ou fortemente minimizados. Evita-se, assim, que procedimentos mais invasivos, como extrações e cirurgias, ou tratamentos longos sejam executados na adolescência ou vida adulta.
Voltando à pergunta, entre 5 e 6 anos de idade já é possível detectar algumas alterações de normalidade que devem ser tratadas imediatamente: mordida cruzada anterior, mordida cruzada posterior e mordida aberta anterior. Como esses problemas nem sempre são facilmente detectados pelos responsáveis, recomenda-se fortemente que, por volta dessa idade, uma primeira consulta com o especialista em Ortodontia seja realizada.
Comentários