home / especialidades / ortodontia
Ortodontia
A ortodontia é a área da odontologia que estuda o crescimento da face, bem como o desenvolvimento e alterações das dentições de “leite” e permanente, prevenindo e corrigindo os desalinhamentos e a maloclusão (problemas na “mordida”).
A principal função do tratamento ortodôntico é devolver a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes) e equilíbrio estético. Com o reestabelecimento da oclusão evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e na saúde bucal como um todo.
O tratamento ortodôntico não tem restrição de idade e crianças a partir de 7 anos se beneficiam profundamente de uma consulta com um especialista. É um momento onde já se pode prever muitos do problemas ortodônticos bem como planejar antecipadamente a melhor hora de intervir, caso necessário. Nesta consulta de avaliação e diagnóstico, além da análise criteriosa do ortodontista, alguns exames complementares podem ser necessários para o correto planejamento do tratamento. Nele se incluem: radiografias, fotografias e moldagem dos dentes que serão importantes para apresentar opções de tratamento e duração. Nosso objetivo é que o paciente se sinta confortável e seguro para entrar no mundo da ortodontia.
​
Tipos de aparelho
Metálicos convencionais:
São os bráquetes (peças coladas nos dentes) mais utilizados e que promovem o melhor controle da movimentação dentária;
Metálicos auto-ligados: não precisam de “borrachinhas” para amarrar o fio no bráquete. Promovem um atendimento clínico mais rápido, entretanto, geralmente apresentam um custo mais elevado;
Cerâmicos:
Têm como grande vantagem a estética, pois, tem uma cor próxima a do dente. Entretanto, exigem um cuidado maior do paciente com a alimentação para evitar quebras e a movimentação dentária pode ser um pouco mais lenta.
Alinhadores:
Utiliza jogos de placas transparentes (alinhadores) feitos sob medida. Os alinhadores são praticamente invisíveis e reposicionam seus dentes passo a passo para conseguir um sorriso que lhe deixará orgulhoso. Prático e confortável para o paciente, previsível para o profissional.
​